segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O que é Tecnologia?



Segundo o dicionário, tecnologia é o conjunto de conhecimentos, ou princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de atividade.
A tecnologia vem de encontro às necessidades da sociedade, e no campo educacional ela surge como ferramenta de auxílio no processo de ensino aprendizagem. Proporciona um avanço na construção e na aquisição de novos conhecimentos, como geradora ou estimuladora da curiosidade. “É importante perceber que tecnologia é um conceito que não pode ser reduzido a aparelhos modernos que compramos nas lojas. Tecnologia deve nos remeter as inovações e devem ser criadas para resolvermos problemas que enfrentamos diariamente”.
                              
                       Eliza E. Winter

A tecnologia nos faz melhores

A tecnologia nos faz melhores

“A tecnologia nos proporciona escolhas", boas e/ou ruins. Primeiramente devemos estar conscientes da importância da tecnologia, principalmente quando a usamos com sabedoria e inteligência, pois então ela se torna uma valiosa ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. Facilita também ao educado uma assimilação significativa do seu conhecimento e dos conteúdos apresentados a ele. Sendo assim realmente “sua principal contribuição estará expressa nas possibilidades, nas oportunidades e na diversidade de ideias. Sem ela, temos muito pouco disso. Nosso trabalho coletivo é substituir tecnologias que limitam nosso poder de escolha por aquelas que o ampliam. O telefone, por exemplo, é uma tecnologia que amplia continuamente as oportunidades – e fecha muito poucas”.


Eliza E. Winter

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Um guia sobre o uso de tecnologias em sala de aula.

Comunicação e o uso de tecnologias em sala de aula.

Recursos didáticos.Como usar a tecnologia na sala de aula.

A comunicação é uma das formas mais importantes para estreitar o relacionamento entre as pessoas. Também é através dela que conseguimos transmitir, trocar e aprofundar o conhecimento sobre diversos assuntos.
Na escola vivenciamos a comunicação diariamente com nossos alunos, com as famílias e com os colegas de trabalho. Transmitir o conhecimento através da educação é uma das mais belas formas de comunicação, pois a criança detém uma curiosidade que a instiga a querer saber mais e mais.
Quando adultos enfrentamos obstáculos que tendem a aumentar se não buscarmos estratégias para vencê-los, como a falta de clareza ao nos comunicarmos e principalmente a forma com que o outro entenderá a informação. Muitas vezes a comunicação parece uma brincadeira de “telefone sem fio”, podemos ser o mais claro possível, mas se o outro não entender a informação certamente ela não será transmitida, assimilada e executada como esperávamos.
Quem sabe o ponto chave para uma comunicação clara seja sentir o outro, ou seja, se colocar no lugar da outra pessoa e saber qual é a melhor forma de transmitir e compreender a informação dada por palavras, por gestos ou atitudes. Neste ponto uma boa estratégia para a comunicação é o uso das novas tecnologias.
Devemos estar atentos ao utilizar a tecnologia como ferramenta de apoio, pois vale ressaltar que  só vale levar a tecnologia para a classe se ela estiver a serviço dos conteúdos. Isso exclui, por exemplo, as apresentações em Power Point que apenas tornam as aulas mais divertidas (ou não!), os jogos de computador que só entretêm as crianças ou aqueles vídeos que simplesmente cobrem buracos de um planejamento malfeito. "Do ponto de vista do aprendizado, essas ferramentas devem colaborar para trabalhar conteúdos que muitas vezes nem poderiam ser ensinados sem elas", afirma Regina Scarpa, coordenadora pedagógica de NOVA ESCOLA.
 As TICs cooperam para enfrentar desafios atuais, como encontrar informações na internet e se localizar em um mapa virtual. "A tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo de hoje", afirma Marcia Padilha Lotito, coordenadora da área de inovação educativa da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Em outros casos, porém, ela é dispensável. Não faz sentido, por exemplo, ver o crescimento de uma semente numa animação se podemos ter a experiência real. Cabe a nós educadores usar do bom senso ao utilizar as tecnologias em sala de aula.

Eliza E. Winter


Fonte: Reportagem sobre o uso da tecnologia - Revista Nova Escola 


Marcos Meier fala sobre educação e tecnologia.


   O comentário de Marcos Meier sobre o uso da internet pelas crianças é um assunto atual e de importância. Vale ressaltar que ao utilizar esta importante ferramenta, a criança fica exposta a conteúdos, muitas vezes, inapropriados para a idade. Com a supervisão de um adulto, explicando como utilizá-la de forma "saudável e correta", com certeza os resultados serão satisfatórios.
   As redes sociais, tão atuais e facilmente aceitas nos grupos são utilizadas na maioria das vezes apenas para lazer e diversão, mas com uma boa orientação ela também pode ser utilizada como utilidade pública, bem como, uma forma de ampliar a comunicação e o conhecimento.